MENU
Pará é declarado livre de febre aftosa sem vacinação
25/03/2024 13:16 em Notícias

Compra de novos animais para expansão do rebanho nos estados reconhecidos como livres de febre aftosa sem vacinação também está suspensa

Fonte: O Liberal

Outros estados e o DF também vão poder suspender a vacinação

O Brasil reconheceu 16 estados e o Distrito Federal como livres de febre aftosa sem vacinação, incluindo o Pará. A medida, estabelecida pela Portaria nº 665 de 21 de março de 2024 do Ministério da Agricultura e Pecuária, suspende a vacinação contra a doença nesses locais a partir de 2 de maio, conforme publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (25).

 

Além da suspensão da vacinação, a portaria proíbe o armazenamento e a comercialização das vacinas contra febre aftosa, exceto em locais autorizados pelo Serviço Veterinário Oficial para comércio com unidades federativas que ainda realizam a vacinação regular de bovinos e bubalinos.

 

 

 

A compra de novos animais para expansão do rebanho nos estados reconhecidos como livres de febre aftosa sem vacinação também está suspensa, assim como o comércio de animais entre esses estados. Essas restrições permanecerão até que a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) oficialize o status sanitário livre de febre aftosa sem vacinação.

 

Durante esse período, a aquisição de novos animais será permitida apenas de regiões livres de febre aftosa com vacinação, para abate ou exportação.

 

Em ambos os casos, os animais deverão entrar pelo local autorizado pelo Serviço Veterinário Oficial, seguindo medidas específicas como transporte em veículos lacrados e direcionamento direto para estabelecimentos de abate ou de pré-embarque inspecionados pelas autoridades oficiais.

 

COMENTÁRIOS