MENU
Pará está na lista de 14 estados em alerta por onda de calor
14/11/2023 07:44 em Política

 

As temperaturas devem ficar 5°C acima da média por mais de cinco dias consecutivos, ainda segundo o órgão

 

 

O Pará está na lista de 14 estados — além do Distrito Federal — sob alerta por conta de uma nova onda de calor prevista em comunicado emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta segunda-feira (13). O órgão cita, ainda, atenção a outros 1.100 municípios brasileiros.

 

As regiões sudeste e sudoeste do Pará devem enfrentar as ondas de calor até a próxima sexta-feira (17). O grau de severidade do alerta, ainda segundo o Inmet, é classificado como de “grande perigo”. As temperaturas devem ficar 5°C acima da média por mais de cinco dias consecutivos.VEJA MAIS

 

 

O Inmet prevê, também, que a onda de calor atingirá áreas dos estados do Amazonas, Tocantins, Bahia, Piauí e Paraná. O fenômeno abrangerá toda a extensão do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, de Rondônia, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. O comunicado vai ao encontro a outro boletim, também publicado pelo instituto, que previa a duração deste fenômeno até quarta (15).

 

Belém não deve ter chuvas até a próxima sexta-feira, dia 18, prevê o comunicado.Entretanto, o meteorologista José Raimundo Abreu, do 2º Distrito de Meteorologia (2º Disme) do Inmet, avalia que o Pará não atinge o critério de 3 a 5 dias consecutivos com altas temperaturas de 5°C acima da média máxima do mês, que caracteriza as ondas de calor.

 

Além disso, até a próxima sexta-feira (5) não há previsão de chuva na Região Metropolitana de Belém. “Pelo próprio Inmet existe um critério para as ondas de calor. Eu não estou vendo o Pará incluído nesse critério. Eu não vejo chegar onda de calor no estado, nem no sudeste e no sudoeste”, afirma.

 

“As temperaturas máximas têm sido registradas variam de 34,5 °C até 37 °C, podendo chegar a 38 °C na região do Baixo Amazonas, Tapajós, Tucuruí e no Tocantins. Aqui em Belém, as médias quase sempre ficam entre 34,5 °C e 36 °C, o que já ocorreu nos meses anteriores e deve continuar. Esses números estão dentro do previsto para o mês de novembro.

 

Não está excedendo, atingindo o critério que o próprio Inmet emitiu, que é de 5 °C acima da média das máximas”, detalha o meteorologista.“As duas chuvas que tivemos aqui, no dia 3 e no dia 5 de novembro, registraram 55 milímetros, aproximadamente.

 

Até o dia 13, o total esperado é 64,8 milímetros, ou seja, para 150 milímetros está faltando muito. Essa semana será predominantemente seca. Estamos em período de El Niño, que reduz as chuvas e causa estiagem prolongada no Pará e até secas. Há um bloqueio de pressão na atmosfera e a pressão mais alta inibe a formação de nuvens”, explica.

 

Altas temperaturasJosé Raimundo explica, ainda, que esse aumento da temperatura em diversas regiões do estado se deve à radiação do sol. “Isso ocorrerá em quase todo o estado, principalmente nas regiões sul e sudeste do Pará, e também em Santarém, que também não verá chuva neste período.

 

Belém é outro município onde não deve chover pelo menos nos próximos 4 ou 5 dias. O que pode acontecer aqui (capital), devido às brisas, são pancadas de chuvas de curta duração e que não são fora do normal, porque a média do mês para novembro costuma ser de 151 milímetros”, destaca o meteorologista.

 

COMENTÁRIOS