MENU
14ª Conferencia de Assistência Social é realizada em Parauapebas
26/06/2023 13:41 em Notícias

Visando incentivar a população ser mais participativa e conhecedora das ações do Sistema Único à Assistência Social (Suas), a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social (Comasp) realizaram nos dias 22 e 23, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas, a 14ª Conferência do setor. .

 

 

Durante os dois dias de conferência, que trouxe o tema “O Suas que temos e o Suas que queremos”, foram realizadas palestras, grupos de trabalho e outras atividades interativas sobre os cinco eixos temáticos: I. Financiamento; II. Controle Social; III. Articulação entre segmentos; IV. Programas e projetos; V. Benefício e transferência de renda.

 

A presidente do Conselho Municipal, Naiara Paula Santos, explica que a Conferência é importante para pautar a participação dos gestores, técnicos, prestadores de serviços e usuários buscando ações alternativas para o fortalecimento das políticas públicas sociais.

 

“Durante a Conferência temos momentos de avaliação, contando com representações da sociedade civil, ONGs, que se somam à representação do poder público para fortalecer as políticas e garantir o exercício do controle social”, diz a presidente.

 

A moradora da Vila Palmares II e usuária do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Eliete Souza Calixto, explanou com positividade a sua participação no evento e no seu ponto de vista foi uma oportunidade de fortalecer e aprimorar o seu conhecimento.

 

“Participar dos debates me fez entender alguns pontos sobre os direitos e deveres da sociedade e da gestão municipal.  O evento é uma oportunidade valiosa para contribuir e cobrar melhorias no atendimento”, diz Eliete Souza.

 

Para Thiago Oliveira, que representou o secretário da Assistência Social (Semas), Celso Valério, e é conselheiro do Comasp, falou da importância de eleger um conjunto de representantes para os debates nas conferências, regionais, estaduais e federais.

 

“O evento foi uma ocasião propícia para compartilhar experiências, ouvir as demandas da sociedade, buscar soluções conjuntas, discutir propostas, elaborar estratégias que contribuam e fortaleçam as políticas sociais do município”, diz Thiago.

 

Ainda no evento foram eleitos 18 delegados, 9 são representantes do segmento Governamental e 9 representantes do segmento das Organizações da Sociedade Civil.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

 

COMENTÁRIOS