MENU
Câmara muda projeto e retira da terceirização os profissionais de Libras e Braile
20/09/2019 09:19 em Notícias

            Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Imperatriz desta quinta-feira (19), os vereadores votaram onze alterações (emendas) e uma subemenda no texto original do concurso público da prefeitura de imperatriz. Mas a prioridade foi a retirada dos profissionais de Libras e Braile, alem de todos os que trabalham com educação especial da lista de extinção de cargos do município e que iriam para o regime de terceirização. A galeria estava tomada pela comunidade surda, interpretes, pessoas ligadas ao braile e muitos cadeirantes.

 

            Após a leitura das emendas dos vereadores Adhemar Freitas Jr, Fábio Hernandez (ambos do PSC) e Zesiel Ribeiro que suprimem os cargos da terceirização, foram alterados os incisos. Os parlamentares votaram cargo a cargo. Houveram alterações de outros cargos, tanto a pedido do executivo como dos vereadores.

 

            A matéria principal relacionada aos profissionais de Libras e Braile foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade a permanência destes nos quadros da prefeitura, e garantida alem disso 10% das vagas de cargos no concurso público para pessoas com deficiência que também teve unanimidade na aprovação, o percentual original era de 5%. Assim os cargos de interprete e instrutor de Libras; ledor, tradutor, transcritor, revisor de Braile e professores da educação especial do município não serão alcançados pelo regime de trabalho terceirizado, o que foi comemorado de forma efusiva pela comunidade surda que acompanhava a votação.

 

            O presidente da Câmara José Carlos Soares aproveitou para deixar claro que é contra um concurso que exclui quase 80% da população local que não tem curso superior. “Isso tira as pessoas DA VIDA e fecha as portas para quem já tem pouquíssimas oportunidades”.

 

            Adhemar Freitas Jr, um dos autores da emenda que retirou os profissionais da terceirização parabenizou a sensibilidade da Câmara e de todos os vereadores com as pessoas que tem deficiência. Para a comunidade surda foi uma vitória o que gerou muita comoção e alegria dos que estavam acompanhando a sessão.

COMENTÁRIOS