MENU
Dia C: Dia de Cooperar
30/06/2016 11:03 em Novidades

Dia C será realizado no IFPA de Parauapebas

A população de Parauapebas já tem compromisso marcado para o próximo sábado. O Dia de Cooperar promete agitar o município com diversos serviços de utilidade pública e o local já está definido: será no campus do Instituto Federal do Pará (IFPA), localizado na Rodovia PA 275, Bairro União (próximo à portaria da Vale). Ano passado, a maior campanha de voluntariado do país beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas em todo o Brasil. A expectativa é contribuir com cerca de 3mil pessoas em Parauapebas com atendimentos médicos, emissão de documentos, serviços de beleza, arte, esporte, cultura e lazer. O evento começa a partir das 08h.

A ação iria ocorrer na Praça de Eventos, mas o local será usado para o show de inauguração do Hospital Municipal. “Na próxima sexta, a Prefeitura irá celebrar a entrega do hospital e, infelizmente, não haverá tempo para organizar a estrutura necessária para a realização do Dia de Cooperar. Como o Sistema OCB-PA prima pela qualidade dos serviços a serem prestados para a população, decidiu-se transferir o evento para o campus do IFPA, que disponibiliza um amplo espaço. Sem dúvida, nosso atendimento será ainda melhor e representará um grande marco aos parauapebenses”, afirma o coordenador estadual da campanha, Diego Andrade. 

Serão distribuídas 200 senhas para emissão da carteira de trabalho, outras 200 para carteira de identidade e 40 senhas para o CADÚnico, Bolsa Família e Cadastro Gratuidade. Haverá atendimentos em Ginecologia, Ortopedia, Clínico Geral, Clínico Geral em Hanseníase, Oftalmologia, Pediatria, Neurologia, Pneumologia, Cardiologia, Urologia, Fisioterapia, Serviços de Enfermagem e Nutricionista. Haverá verificação de índice de Massa Corporal (IMC), de pressão arterial, teste de glicemia e HIV, vacinas contra Hepatite, Tétano e HPV, distribuição de kits de higiene bucal e palestras de orientação sobre o assunto.

Na área de beleza, haverá lavagem, hidratação e corte de cabelo, design de sobrancelha, esmalte para unhas e curso de maquiagem. Já na área das artes, a cooperativa Mulheres de Barro realizará oficinas de modelagem em biscuit, confecção de brinquedos artesanais, modelagem em argila e oficina de audiovisual. Grupos folclóricos de carimbo e de Hip-hop farão apresentações culturais. Ainda haverá aulas de dança. Para as crianças, será destinada uma área de recreação com diversos brinquedos. Para as mulheres, serão feitas oficinas de autoestima e ações de combate e prevenção à violência contra a mulher.  Na área de responsabilidade ambiental, as cooperativas Cooperture e COEX farão orientação educacional sobre preservação do meio ambiente e distribuição de mudas de plantas.

O Dia de Cooperar, também conhecido com Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. Em todo o país, são mais de 1200 cooperativas mobilizadas nesta grande corrente do bem.

Os parceiros do Dia C em Parauapebas são o Instituto Federal do Pará, a Prefeitura Municipal, as cooperativas Cooptransp-Tur, Uniodonto, Coompro, Sicredi Norte MT/PA, Coopernova, Sicredi Nordeste PA, Mulheres de Barro, Cooper, Coex, Sicredi Carajás PA, Muiraquita Coop, Uninutri, Ctecch, Unimed Belém e Unimed Sul do Pará. O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), o instituto Embeleze, a concessionária Marcovel, o Projeto Saúde e Movimento e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) também apoiam o Dia de Cooperar.

SERVIÇO: Campus do Instituto Federal do Pará (IFPA), localizado na Rodovia PA 275, Bairro União (próximo ao portão da Vale), de 8h às 12h

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!