MENU
Imagem Peregrina fará, este ano, 470 visitas por várias cidades do país
19/10/2018 06:26 em Notícias

 Dia 28 de novembro ela estará na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, em Brasília (DF)

A devoção mariana do povo paraense é expressa não apenas pelos 12 eventos oficiais do Círio de Nazaré, que tem como ponto máximo a Grande Romaria do segundo domingo de outubro, em Belém, mas pela demanda de participação em romarias e visitas da Imagem Peregrina pelo interior do Estado. A programação de visitas da imagem peregrina - a mesma conduzida por milhares de fiéis no último domingo (14) - para este ano atinge a marca de 470. Destas, 400 já foram cumpridas. Em novembro, como informou o responsável pela agenda de visitações e membro da Diretoria da Festa de Nazaré, Maurício Bitar, o deslocamento da Imagem Peregrina dentro e fora do Estado será intenso.

A participação da imagem em romarias no interior do Estado é programada com antecedência pelos organizadores dos eventos religiosos. No entanto, muitos círios contam com as próprias imagens das dioceses locais.

Religiosidade - Para se ter uma ideia da demanda pela visita, no dia 28 de novembro ela estará na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, em Brasília (DF), sendo conduzida pelo reitor da Basílica Santuário, padre Luiz Carlos Gonçalves, e pelo coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, Cláudio Acatauassu. A ida da imagem às sedes legislativas foi pedido da bancada católica no Congresso Nacional, incluindo o deputado federal Joaquim Passarinho.

"Em outubro, a imagem peregrina permanece na Praça Santuário. Somente a partir do dia 30 é que ela será conduzida em visitas pela capital paraense e em círios no interior do estado", afirmou Maurício. Ainda segundo o dirigente da Festa de Nazaré, em novembro a imagem será levada para Círios em Viana (MA), Palmas (TO), Breves, Concórdia do Pará e Mocajuba.

Em Palmas (TO) será o segundo Círio, cujos coordenadores mantêm intercâmbio com a Arquidiocese de Belém e Diretoria da Festa para a organização da procissão na capital,  Tocantins. "Nos círios de Breves, Viana e Palmas a previsão é de que teremos muita gente participando das homenagens a Nossa Senhora, além dos outros círios que também deverão registrar grande quantidade de pessoas", observou Bitar.

Antes do Círio de Nazaré, em Belém, a imagem peregrina esteve em visita na Serra dos Carajás, Parauapebas, Salinas, Canaã dos Carajás, Castanhal, Bujaru, Altamira e em municípios da região do Baixo Amazonas, incluindo Santarém, Terra Santa e Oriximiná. Em Portel, a imagem foi conduzida no Círio do município. Além dessas cidades, esteve no Rio de Janeiro, em São Paulo (capital) e Ribeirão Preto (SP). Em novembro, a visita será às instituições de Belém que não receberam a Imagem Peregrina antes do Círio.

"A ida da imagem peregrina é um momento de transformação. A gente verifica a manifestação de fé no rosto das pessoas. E onde a imagem peregrina vai, ela promove grandes feitos", finalizou Maurício Bitar.

 Osmarino Souza / Secon

COMENTÁRIOS