MENU
CULTURA: Artistas lamentam o fechamento da Estudantina
17/10/2017 23:39 em Notícias

Artistas que já passaram pela Estudantina Musical (Rio de Janeiro), como Alcione, iniciaram uma corrente para tentar salvar a casa. A equipe da velha gafieira, na Praça Tiradentes, fez nesta segunda-feira a mudança dos móveis, levados para a residência do proprietário, Isidro Page Fernandez, e para um depósito. Diretor artístico há 39 anos do espaço, Paulinho da Estudantina diz que hoje à tarde haverá reunião na Secretaria municipal de Cultura para tentar uma solução para o impasse. No entanto, a prefeitura não confirma o encontro.

O imóvel pertence à Ordem Terceira do Carmo, e a determinação de despejo partiu da 28ª Vara Cível do Rio, devido a aluguéis atrasados. O comando da casa diz que a dívida seria de R$ 785 mil, mas a direção da Ordem informou que o valor chega a R$ 5 milhões, acumulados desde 2005. Patrimônio Cultural Carioca, a Estudantina estava há 75 anos no mesmo endereço. Ontem, Isidro até passou mal.

Pelo palco da Estudantina, batizado de Maria Bethânia, passaram Luiz Gonzaga, Hermeto Pascoal e Caetano Veloso.

— É lamentável ver a cultura perder para a crise e para a violência. Espero que essa situação possa ser revertida. A Estudantina é importante para a cultura da nossa sociedade — disse o sambista Xande de Pilares, que se apresentou na casa pela última vez em maio, na gravação da novela “A força do querer”, da Rede Globo.

Assim como ele, Alcione também gravou um vídeo em defesa da Estudantina: 

— É um momento muito triste. A Estudantina é o ponto de encontro de quem quer dançar gafieira. É uma cultura de anos e anos. Alguma coisa boa tem que acontecer — diz a cantora, uma das últimas artistas a se apresentar por lá.

 

Alcione chegou a ligar para uma pessoa da Arquidiocese, pedindo ajuda ao arcebispo do Rio, cardeal dom Orani Tempesta. A Arquidiocese diz que só a Ordem Terceira pode falar sobre o caso.

COMENTÁRIOS