MENU
Estado lança programa que garante casa própria a policiais militares
23/05/2017 01:20 em Notícias

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, e assim enfatizar a importância do policial militar para a sociedade, o Governo do Pará lançou o Programa Nossa Família, na manhã desta segunda-feira (22), durante a solenidade de troca de comando da Polícia Militar, realizada em frente ao Palácio do Governo, em Belém. No comando da corporação, o coronel Roberto Luiz de Freitas Campos foi substituído pelo coronel Hilton Celson Benigno de Souza.

O Programa Nossa Família já está em fase de análise para aprovação pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Destinado ao atendimento de praças, cabos e soldados da PM e do Corpo de Bombeiros, o programa vai facilitar a aquisição da casa própria, por meio de subsídios concedidos pelo governo estadual.

Lenne Farinha, presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), explicou que  o servidor contemplado só começará a pagar as parcelas quando o imóvel for entregue. Até esse momento, o Estado assume os custos, estimados em R$ 4 milhões. “O governo vai entrar com os terrenos e mais o valor inicial, o que possibilita que esses servidores tenham acesso à moradia própria. Com isso, acho que a gente vai conseguir atingir uma meta, que é uma proposta do governador, de valorização do servidor”, acrescentou a presidente da Cohab.

O programa começa contemplando os militares lotados na Região Metropolitana de Belém, e se estenderá às demais regiões, em uma parceria entre Cohab, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado e Administração (Sead).

Kelly Souza, cabo PM, já planeja se inscrever no programa. “Tenho um filho de 4 anos e moro com a minha família, pois ainda não tenho minha casa própria. Com certeza vou ser uma das pessoas que vai correr atrás desse programa, que é um benefício para nós e para nossa família”, afirmou a policial  militar, para quem o “Nossa Família” reflete o esforço do Estado em valorizar o servidor.

“Habitação é qualidade de vida. Esse projeto é uma forma de reconhecer e valorizar o policial militar e o bombeiro militar. E isso vem com uma recompensa do próprio servidor público, que ao ser recompensado também passa isso para a sociedade, com um melhor desempenho de sua função. Esse reconhecimento do governo é importante pra gente”, reiterou Kelly Souza.

Critérios - Para participar do programa o servidor precisa, entre outros critérios, ter família constituída ou ser arrimo de família ou de pessoa idosa, com ou sem dependentes, e não ser proprietário de imóvel, nem seu cônjuge ou companheiro. Os beneficiados não poderão doar, vender, alugar ou emprestar a unidade adquirida. Caso contrário, serão obrigados a restituir de imediato a parcela adiantada e ficarão impedidos de participar de qualquer outro programa habitacional desenvolvido pelo Estado pelo prazo de 15 anos.

Inicialmente serão entregues 480 unidades habitacionais em cinco empreendimentos imobiliários localizados em Belém (bairros da Marambaia e Tenoné I e II), e em Ananindeua (Cidade Nova V e Cidade Nova VI). As construções serão de quatro andares, sendo uma unidade térrea. Todos os apartamentos terão 45 metros quadrados, com dois dormitórios, sala de estar/jantar, banheiro social, cozinha, área de serviço e vaga de garagem.

Os moradores terão como diferencial a acessibilidade. Todas as portas contarão com metragem adequada para portadores de deficiência, e o projeto urbanístico da área comum prevê rota acessível com piso tátil. No total, serão 47 mil m² de área construída.

 

 

Fonte: ORM

COMENTÁRIOS