MENU
CONFIRMADO: Criança de 11 anos morre de febre amarela no Pará
22/03/2017 16:20 em Notícias

Uma criança de apenas 11 anos - do sexo masculino - morreu de febre amarela em uma comunidade localizada na zona rural de Alenquer, próxima ao Ramal do Escondido. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (22), pela Secretaria de Estado de Saúde Publica (Sespa). 

A criança morreu na quinta-feira (16). Esse é o primeiro caso confirmado de morte por febre amarela em humanos, em 2017, segunda a Sespa. 

De acordo com a Sespa, ações de prevenção à doença em humanos são contínuas juntamente com os municípios paraenses, principalmente nas áreas rurais, locais mais propícios para a incidência da doença. Neste ano, foram registrados cinco óbitos de Primatas Não Humanos (PNH - macacos) no Estado: Alenquer (1), Belém (1), Marituba (1), e Rurópolis (2). Desde que esses casos foram confirmados, a Sespa intensificou imediatamente as ações naquela localidade, incluisive com reforço de mais doses de vacinas.

A Sespa garante ainda que medidas emergenciais estão sendo tomadas para conter a doença no município de Alenquer. “Ainda nesta semana as equipes que estão em campo receberão reforço do Estado, inclusive com o apoio do Instituto Evandro Chagas (IEC). Um Plano de Contingência na região Oeste do Pará está em andamento para intensificar as ações. As ações serão divididas em controle endêmico; manejo clínico; imunização (de imediato, serão entregues mais 20 mil doses da vacina para o município) e educação em Saúde.”, afirma a nota.

 

(DOL)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!